segunda-feira, 6 de julho de 2009

Memorial Chico Science

Pátio de São Pedro casa 21, lá está o Memorial Chico Science. Dedicado ao idealizador do manguebeat, um dos ícones da cultura pernambucana, que morreu prematuramente em um acidente de automóvel, deixando uma multidão de seguidores.

O Pátio é um dos recantos mais populares do centro, e fica no bairro de São José, famoso por concentrar o mercado mais popular da capital e agremiações carnavalescas tradicionais. É nele que fica, também, um dos mais belos exemplares da arquitetura barroca em Recife, a Catedral de São Pedro dos Clérigos, inaugurada no século XVIII, depois de passar 54 anos sendo construída. O pátio possui restaurantes e museus inclusive dedicados ao carnaval.
O Memorial Chico Science custou R$305 mil (entre reforma e parte museológica) e funcionará de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 17 horas. Ele está dividido em três módulos: informativo, imersivo e educativo. No primeiro, encontram-se painéis de exposição permanente dedicado ao artista, o Chico Imaginário. O imersivo é uma espécie de câmara escura, no qual são feitas projeções de imagens com instalações sonoras. Já o educativo possui sala para palestras, vídeo e terminais de computadores com discoteca virtual, na qual podem ser acessadas todas as músicas do cantor. Também possui biblioteca e acervo iconográfico contando a trajetória do artista. Qualquer pessoa pode acessar o acervo musical, que será mensalmente atualizado com músicas dos parceiros e sucessores de Chico.
O Memorial foi inaugurado em 24 de maio de 2009 pelo prefeito do Recife, João da Costa (PT). Durante a festa, foi acionado o software livre Vimus (Vis de visual e mus de música), que consistiu na projeção de imagens do grafiteiro Galo de Souza na fachada do templo. As projeções foram sincronizadas com a ação de dois DJs muito especiais: Jorge Du Peixe e Lúcio Maia, parceiros de Chico na banda Nação Zumbi, que foi liderada por Chico e que fez eclodir pelo mundo o som do mangue, dos "homens caranguejos com um pé na lama e uma antena no mundo", como ele gostava de definir.
Links:

http://www.recife.pe.gov.br/chicoscience/

http://memorialcs.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário