quinta-feira, 4 de junho de 2009

Não são apenas os nossos políticos

video

Silvio Berlusconi

(Milão, 29 de setembro de 1936) é um empresário e político italiano. É o atual presidente do Conselho de Ministros (primeiro-ministro) da Itália, cargo que já ocupou no biênio 1994-1995 e de 2001 a 2006.

Ele é o líder do partido político Força Itália (que ele criou especificamente para sua entrada na vida política) e o proprietário do império italiano de midia Mediaset, além de empresário de comunicações, bancos, entretenimento e presidente do AC Milan. A revista Forbes o cita como a pessoa mais rica da Itália e 15° homem mais rico do mundo, com uma fortuna pessoal estimada em quase 20 bilhões de dólares.

Tem sido acusado diversas vezes de corrupção e ligações com a Máfia. Gerou grande polêmica na Europa ao apoiar a Guerra dos EUA contra o Iraque, em 2003.

Silvio Berlusconi é também líder da coligação Casa das Liberdades e foi derrotado por Romano Prodi nas eleições legislativas de 2006 para a disputa da chefia do governo da Itália.

Entre 16 e 18 de novembro de 2007 Berlusconi organizou uma petição popular pela antecipação das eleições. Em 18 de novembro durante um comício na praça San Babila em Milão, Berlusconi anunciou a dissolução de Força Itália e a criação do Popolo della Libertà (Povo da Liberdade).

Em 14 de abril de 2008, a coligação formada pelo Popolo della Libertà, Liga Norte e Movimento per l'Autonomia, apoiando a candidatura de Silvio Berlusconi a Presidente do Conselho de Ministros, venceu as eleições com ampla maioria no Parlamento. conquistando 46,8% (340 cadeiras) na Câmara e 47,3% (168 cadeiras) no Senado, com quase nove pontos percentuais à frente dos adversários do Partido Democrático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário