sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Prodigy no Via Funchal

O dialeto comparece... Adrelina é o nome desse show em SP.

Invaders Must Die - A banda inglesa fez um espetáculo de nostalgia futura martelando cabeças, níveis de serotonina alterados por vibrações densas e sinapses saltando devido a atitude revolucionária. A mistura agressiva de techno, punk e hip hop do The Prodigy gerou grandes hits do eletrônico pop da década de 90 como "The Fat of The Land", "Breathe", "Smack My Bitch Up", "Firestarter"

The Prodigy se apresentou no Brasil em 1998 e em 2006. Agora, em 2009, além de seus sucessos, apresentará as canções de seu novo álbum, "Invaders Must Die". As músicas são banhadas de referências à geração das festas liberais. A música "Colours" teve seus riffs de polisintetizadores de 1992 inspirados em "No More Heroes" (The Stranglers). No álbum, há ainda as participações especiais de Dave Grohl (Foo Fighters) e James Rushent (Does It Offend You, Yeah?).

A turnê de "Invaders Must Die" já passou pela Alemanha, Suíça, França, Coréia do Sul, Japão, Austrália, Canadá, EUA, Reino Unido, Portugal, Itália. Depois de se apresentarem no Brasil, o trio inglês seguirá para o Chile e Argentina.

PRODIGY
Liam Howlett, Keith Flint e Leeroy Thornhill decidiram formar um grupo musical em 1989, tendo Flint e Thornhill como dançarinos e Howlett na composição. Não demorou muito para que o trio do condado inglês de Essex ganhasse projeção no cenário musical. O primeiro concerto ocorreu em 1990 e teve a participação especial do Mc Maxim Reality que passou a integrar a banda.

O primeiro trabalho do quarteto, "What Evil Lurks", foi lançado em 1991 depois de assinarem contrato com a XL Recordings no ano anterior. O single "Charly" também foi lançado em 1991 e foi responsável por difundir o grupo na cena rave inglesa. As performances de Flint e Thornhill também atraiam a atenção do público.

O álbum de estreia do The Prodigy, "Experience", foi lançado em 1992 e ocupou o Top 40 ingleses durante 25 semanas. Além disso, o trabalho alcançou o disco de ouro em poucas semanas. Liam Howlett resolve dar uma pegada mais pesada no som da banda ao ser influenciado por grupos como Nirvana, Smashing Pumpkins, Red Hot Chilli Peppers. O single "One Love" já traz um pouco dessa mudança. Entretanto, a guinada musical fica indiscutível no single seguinte, "No Good (Start The Dance)" - que ficou sete semanas no Top 10.

O segundo álbum, "Music For The Jilted Generation" (1994), entrou direto para o 1º lugar das paradas inglesas, conquistando Disco de Ouro em apenas uma semana. Em 1995, The Prodigy foi indicado para o Mercury Music Prize, renomada premiação do Reino Unido e da Irlanda, e lançaram mais dois singles com faixas do álbum: "Poison Voodoo" e "People". No mesmo ano, o The Prodigy se apresentou pela Europa, Japão, Austrália e América.
O single "Firestarter" entra em primeiro lugar nas paradas inglesas em 1996, nas quais permaneceu por três semanas. Ainda em 1996, o single "Breathe" atinge a marca de 600 mil cópias vendidas no Reino Unido e fatura o primeiro Disco de Platina do grupo. Em todo o mundo, "Breathe" vendeu mais de 1,5 milhão de cópias e chegou a ocupar o 1° lugar em 8 países e o Top 20 em mais de 20.

Em 1997, eles lançam o terceiro álbum intitulado "The Fat Of The Land" que teve mais de 10 milhões cópias vendidas em todo o mundo, sendo mais de 100 mil no Brasil. A faixa ´Smack My Bitch Up´ revoltou organizações feministas dos EUA e fez o disco ser retirado de prateleiras mais conservadoras. O videoclipe da faixa foi pelo mesmo caminho e classificado pela MTV americana como "o vídeo mais controverso de todos os tempos". Leeroy Thornhill deixou a banda no ano de 2000, mas continou em contato com o grupo e até mesmo discotecando em alguns shows do The Prodigy.

Em 2001, eles lançaram uma nova versão do álbum de estréia da banda intitulado de "Experience Expanded", que também trazia algumas faixas raras. Depois de alguns anos sem lancer material inédito, The Prodigy lançou o esperado "Always Outnumbered, Never Outgunned" em 2004. O álbum teve participação dos irmãos Gallagher (Oasis) e da atriz Juliette Lewis.

Em 2007 a banda fez shows em festivais em países como o Dubai, Portugal, Espanha e Bélgica. No mesmo ano, a banda deixou a XL Recordings e criou seu próprio selo, Ragged Flag.
Em 2009 a banda voltou como o elogiado disco "Invaders Must Die", que conta com a formação original do grupo: Liam Howlett, Keith Flint e Maxim - contando também com as participações especiais de Dave Grohl na faixa Run With Wolves e James Rushent na canção que dá nome ao trabalho.
DISCOGRAFIA
1992 - Experience
1994 - Music for the Jilted Generation
1997 - The Fat of the Land
2004 - Always Outnumbered, Never Outgunned
2009 - Invaders Must Die

Nenhum comentário:

Postar um comentário