terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Significado das cores

Branco - É uma cor simples. Traz paz, tranquilidade, calma, organização, humildade, harmonia e é capaz de estimular os sentidos. Significa inocência e pureza. Dourado - Traz sorte e riqueza. A cor está associada ao ouro e a algo majestoso e grandioso.

Prata - Cor que se relaciona com futuro, modernidade, tecnologia e inovação.

Rosa - É uma cor feminina. Traz afeto e romantismo. Ideal para quem quer viver um grande amor. Significa beleza, saúde e sensualidade. O rosa claro está associado à ternura e a algo mais carinhoso, suave e delicado.

Amarelo - É a cor do sol e está associada à prosperidade, ao verão e à descontração. É uma cor enérgica que estimula o otimismo, a criatividade e a inteligência. Alguns dizem que a cor melhora a concentração e aumenta a habilidade da comunicação.

Laranja - Traz ótimas vibrações e melhora a disposição. Significa espontaneidade. A cor também está ligada ao calor, pois é uma cor quente. Induz ao movimento e a ação e representa o elemento fogo e o elemento terra.

Vermelho
- É uma cor elegante, relacionada ao elemento fogo. Significa amor (mais voltada à paixão, algo ardente). Funciona como estimulante e melhora o ânimo. Também é uma cor sedutora, que atrai para o sexo e remete ao desejo. Alguns estudiosos dizem que o vermelho também pode representar orgulho, liderança e poder. Como é também a cor do sangue, o vermelho se relaciona com a força e a energia vital máxima.

Roxo - Significa prosperidade, nobreza e respeito.

Lilás - Significa espiritualidade e a cor está relacionada à intuição.

Verde - Ligado à primavera e às florestas, é uma cor vitalícia e traz confiança. Também acalma e relaxa, pois e está ligada à harmonia e ao equilíbrio. Alguns dizem que essa é a cor da fertilidade. Representa o crescimento e o desenvolvimento e é capaz de trazer novos caminhos e mais oportunidades. Essa cor também significa juventude, frescor e esperança.


Porém, há diferença nas variações de tonalidade. O verde escuro, por exemplo, está associado ao masculino e remete à grandeza e à virilidade. Já o verde claro significa contentamento e proteção.

Azul - É a cor do céu e do mar e está relacionada ao elemento água. Traz segurança, confiança, maturidade e simboliza a lealdade e a fidelidade. Também é uma cor que idealiza os sonhos, o espírito e o pensamento.
O azul mais escuro é considerado uma cor romântica e fantasiosa. Já o tom mais claro deve ser usado por quem quer tranquilidade e mais compreensão e leveza.

Preto - É uma cor misteriosa e ligada à fantasia. Ao mesmo tempo em que representa o luxo, muita gente acredita que ela está relacionada à ideia de morte, luto ou terror. Significa dignidade e também se relaciona com o elemento água.

Cinza - Transmite estabilidade, mas por ser uma cor sóbria, pode remeter à depressão.

Bege - É uma cor clássica relacionada à passividade e monotonia.

Marrom - Ligada ao elemento terra, essa cor traz maturidade e maior conscientização dos atos. Também está associada à estabilidade e à resistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário