quarta-feira, 9 de março de 2011

Dia Internacional do DJ

9 de março Dia Internacional do DJ.

O termo disc jockey foi primeiramente (e ainda é) utilizado para descrever primeiramente a figura do locutor de rádio que introduziam e tocavam discos de gramofone, posteriormente, o long play, mais tarde compact disc laser (CD) e atualmente, empregam o uso do mp3. O nome foi logo encurtado para DJ. Hoje, diante dos numerosos fatores envolvidos, incluindo a composição escolhida, o tipo de público alvo, a lista de canções, o meio e o desenvolvimento da manipulação do som, há diferentes tipos de DJs, sendo que nem todos usam na verdade discos, alguns podem tocar com CDs, outros com laptop (emulando com softwares), entre outros meios. Há também aqueles que mixam sons e vídeos (VJs), mesclando seu conteúdo ao trabalho desenvolvido no momento da apresentação musical. Há, no entanto, uma vasta gama de denominações para classificar o termo DJ.
Desde 2002, o dia 9 de março se tornou o World DJ Day no calendário internacional. A idéia de criar um dia para celebrar a profissão partiu de duas instituições: a World DJ Fund e a Nordoff Robbins Music Therapy, esta última uma organização inglesa que usa a música para tratamento de adultos e crianças doentes.

Algumas inspirações:

Grandmaster Flash – Junto como o The Furious Five, o DJ entrou para o Rock and Roll Hall of Fame, tornando-se os primeiros artistas de rap a receber tal honra.
Nascido em Barbados, Flash se mudou como a família para Nova York, onde foi viver no Bronx.
Estudando os movimentos de DJs mais velhos, como Kool Herc, Flash desenvolveu técnicas de discotecagem como o scratch e o backspin. E hoje é nada menos que o host do videogame DJ Hero. http://www.grandmasterflash.com/
www.twitter.com/DJFlash4eva
http://www.myspace.com/flashcutitup
http://www.zazzle.com/djflash

KL Jay (24 de novembro de 1972), nome artístico de Kleber Geraldo Lelis Simões, é o DJ do grupo Racionais MC's. Começou sua carreira em 1984, quando fazia bailes em residências na zona norte da cidade de São Paulo, ao lado de seu atual companheiro no grupo Racionais MCs, Edi Rock.
Anos depois, após ter visto um vídeo com a performance de um dos mais importantes nomes do cenário hip-hop, o DJ Cash Money, Kl Jay se identificou com a arte dos toca-discos. Mas foi somente após ter presenciado os scratches do DJ EASY LEE, dj do rapper Kool Moe Dee, em um show no Clube House em Santo André (SP), é que teve a certeza: “Eu sou isso”. Juntamente com Edi Rock, Mano Brown e Ice Blue, fundou o Racionais MCs no fim dos anos 80. Com o rapper Xis criou a gravadora que depois se tornou produtora de eventos e confecção, a 4P. Foi nessa gravadora que também lançou seu álbum solo “Na Batida volume 3 – Equilíbrio, a busca”, em 2002, que conta com a participação de vários artistas. Ao lado de Xis, Kl Jay produziu por 10 anos o mais importante campeonato de DJs do país – O HIP HOP DJ –, que revelou renomados nomes como Cia, King, Marco, Nuts,Tano, Hadji, Will, Ajamu, Erick jay, Rm entre outros.
Kl Jay é sócio da gravadora “Cosa Nostra”, juntamente com o Racionais MCs, e possui um selo individual, o Equilíbrio, que já lançou os álbuns dos grupos Sistema Negro, Cagebê e Relatos da Invasão. http://www.djkljay.com/

José Henrique Pinheiro (a.k.a. DJ Zegon) - foi DJ do grupo Planet Hemp por seis anos.
Seguiu carreira solo de DJ e produtor e morou nos Estados Unidos aprimorando a sua carreira.
Em Los Angeles, trabalhou com o produtor Mario Caldatto, do grupo Beastie Boys, e foi DJ residente de diversos clubes importantes
No Brasil produziu sons com pesos do rap, como: Racionais MCs, Sabotage, MV Bill, Xis, 509-E, SNJ e Nega Gizza.
Participou no projeto “Umbabarauma”, música é um classico do Jorge BemJor, o projeto conta ainda com nomes de peso como Daniel Ganjaman, Mano Brown, Thalma de Freitas e Céu.
É um dos membros fundadores da festa CREW e também compõe o projeto N.A.S.A. E maluco por sneakers... www.myspace.com/nasa
www.myspace.com/djzegon
www.twitter.com/ZEGON
http://www.facebook.com/pages/DJ-Zegon/30365732924
www.djzegon.com

Um sonho dialeto: transformar minhas letras e produzir um CD com um desses "caras"... KL Jay e Zegon.
Feliz Dia Internacional do DJ !

Nenhum comentário:

Postar um comentário