
Com isso em mente, selecionamos da sabedoria popular alguns preceitos que traçaram os caminhos do gerenciamento de projetos e que repassamos aos leitores esperando que julguem por vocês mesmos se tais conhecimentos já não estão entre nós há muito, muito tempo.
1. "Apressado come cru" ou "A pressa é inimiga da perfeição" à Os dois ditados traduzem toda a importância que deve ser dispensada à administração do tempo. Quando reduzimos os prazos sem planejamento, aumentamos progressivamente os riscos e os custos, inevitavelmente reduzindo também a qualidade.
2. "Não existe vento favorável para quem não sabe aonde quer chegar" à É necessário sempre partir de algum objetivo. Quem não tem uma finalidade bem embasada acaba se perdendo dentro de suas idéias, pois não é capaz de aplicar suas habilidades com eficácia.
3 . "Prudência e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém" e "É melhor prevenir do que remediar" à O gerenciamento de riscos é uma das mais básicas premissas para um bom projeto. Mesmo que muitos cuidados, no final das contas, pareçam ter sidos desnecessários, são esforços pequenos perto das correções e do desgaste ocasionados por um fracasso profissional.
4. "Nem tudo que reluz é ouro" e "As aparências enganam" à é muito fácil deixar levar-se pelo engano dos lucros fáceis e dos grandes benefícios. Seja por preguiça ou cobiça, muitos profissionais perseguem oportunidades imediatas que acabam por deixar um grande estrago no futuro.
5. "A união faz a força" e "Uma andorinha só não faz verão" à Nos demonstra a importância do trabalho em equipe já que por mais talentoso que seja um profissional, ele não pode carregar grandes projetos sozinho. Uma das principais razões para o desperdício de jovens talentos é justamente sua incapacidade de trabalhar em equipe.
6. "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura" e "De grão em grão, a galinha enche o papo" à Estes provérbios são tão recorrentes quanto os profissionais que lhes ignoram. Não existe maior erro do que parar e retornar diante de um primeiro obstáculo. A perseverança e a determinação devem ser perseguidas por qualquer gerente que pretenda de fato levar ao fim um projeto.
7. "Em boca fechada não entra mosca", "Quem semeia vento, colhe tempestades" e "Quem tem telhado de vidro não joga pedra no dos outros" à Estes são ensinamentos básicos para o relacionamento com recursos humanos dentro de uma empresa. Sigilo, discrição e coerência são não apenas características importantes para se fazer respeitar, mas também imprescindíveis para garantir um bom ambiente de trabalho.
8. "Comer o boi aos bifes" à Não é possível abarcar todo o projeto de uma vez só: é necessário ter a humildade e sabedoria de dividi-lo em partes e resolver uma coisa de cada vez. Essa é a premissa básica para o WBS (work breakdown structure).
9. "Quem tudo quer, tudo perde" e "Mais vale um pássaro na mão do que dois voando" à Aumentar o escopo de um projeto pode ser um grande problema quando não há preparo. É necessário conhecer os limites de ação para saber o que se pode de fato obter; caso contrário, acaba-se facilmente jogando todos os esforços no lixo.
10. "Uma mulher faz um neném em noves meses, mas nove mulheres jamais conseguirão fazê-lo em um mês" à Quando um projeto atrasa, recorre-se muito ao erro recorrente de alocar muitos novos recursos para solucionar o problema. No entanto, esta dificilmente é uma questão numérica, sendo mais prático colocar os recursos para fazer hora extra, só que isto tem um limite e será preciso realmente esperar.
11. "Quem não comunica se trumbica" à A famosa expressão do velho guerreiro Chacrinha dizem muito sobre a necessidade de se comunicar e expressar dentro de um projeto.
12. "Sofre menos quem aprende com os erros dos outros" à É muito comum no mundo empresarial que se ignore experiências anteriores e se revista os projetos com afirmações vazias como "desta vez será diferente". Na maioria dos casos, é certo que não "será diferente" se os mesmos erros forem cometidos. Por isso é fundamental documentar e estudar os erros do passado.
13 . "Aprenda todas as regras e transgrida algumas" à Aqui chegamos a um último conceito que está relacionado a todos os outros. O profissional ligado ao gerenciamento de projetos deve ser, antes de mais nada, flexível. Deve pelo menos conhecer todas as técnicas para saber aquelas que serão pertinentes ou não a determinado contexto. Deve reconhecer o momento de deixar algumas coisas de lado, pois afinal "o ótimo é inimigo do bom".
Depois dessa... Agora é só conseguir a certificação PMP. Preparado ? Estude !
Nenhum comentário:
Postar um comentário